Rota Turística Caminhos do Peabiru 23/01/2025 - 16:08

 

caminhos-do-peabiru-capa.png

 

 

O Programa tem como objetivo Implementar e manter a Rota Turística Caminhos do Peabiru, promovendo o turismo sustentável, fortalecendo os corredores ecológicos, a herança cultural e a promoção do bem-estar, através das trilhas classificadas como de longo curso.

O Caminho do Peabiru é um patrimônio cultural imaterial paranaense, declarado pela Lei Estadual nº 21.046, sancionada em 5 de maio de 2022 pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, com a colaboração do Chefe da Casa Civil João Carlos Ortega e do Deputado Estadual Márcio Nunes. A lei reconhece a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru, no trecho situado no Estado do Paraná, como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense.

Em 2024, o  Decreto Estadual nº 8.025 instituiu o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru , com o objetivo de implementar e manter essa rota histórica, promovendo:

  • Turismo responsável e sustentável;
  • Desenvolvimento social e econômico;
  • Preservação ambiental e cultural.

 

Essa iniciativa conecta o Paraná de leste a oeste, incentivando o uso consciente das trilhas, a valorização das comunidades locais e o fortalecimento dos corredores ecológicos.

LEI ESTADUAL  nº 21.046/2022

DECRETO ESTADUAL nº 8.025/2024

 

projeto Caminhos do Peabiru possui diferentes eixos de atuação coordenados pela Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná. Acesse o site.

Um dos eixos é o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo com participação direta da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná e da Paraná Projetos.

Por que aderir ao programa?

A adesão ao programa representa um compromisso com o futuro do turismo no seu município, região e no Paraná. O projeto conecta municípios, comunidades e entidades regionais, unindo história, cultura e turismo sustentável. 

São 84 municípios já participantes da rota, e outros podem se  integrar ao programa atendendo os critérios estabelecidos no Decreto Estadual nº 8.025/2024. 

Objetivos do Programa Caminhos do Peabiru

  • Valorizar o patrimônio histórico e cultural do Paraná.
  • Promover o turismo sustentável e a preservação ambiental.
  • Conectar municípios e fortalecer o desenvolvimento econômico local.
  • Incentivar o bem-estar e o uso consciente das trilhas.

Como participar?

Os municípios e Instâncias de Governança Regional (IGRs) interessados devem seguir as diretrizes apresentadas no  Manual Operativo de Adesão . Esse manual orienta todo o processo de adesão, desde os primeiros passos até a implementação das trilhas no território. 

IMPORTANTE: Os municípios que aderirem até dia 17/03/2025 receberão a assessoria para elaboração das etapas de planejamento e implementação da trilha, conforme descrito no Manual. 

 

Manual Operativo de Adesão

mapa_peabiru
Mapa Municípios e Regiões Turísticas Caminho do Peabiru. Fonte: Sara Dias Ruas, 2024, SETU

 

Baixe o Mapa: Caminhos do Peabiru

 

 

caminho_peabiru.png

 

O Programa Caminhos do Peabiru é um convite para valorizar o legado histórico dos povos originários e dos que percorreram essa rede de trilhas ancestrais. Nosso objetivo é junto com vocês promover um turismo ordenado e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo responsável e sustentável. 

Sua participação é fundamental para que possamos fortalecer a conexão entre as comunidades e valorizar nossas raízes culturais.

Pronto para fazer parte dessa jornada? 

 

A adesão nessa primeira etapa do programa irá encerrar dia 17/03/2025

 

A Rota Turística Caminhos do Peabiru e os Povos Originários

 

Os Caminhos do Peabiru atravessaram o Paraná há milhares de anos (não se sabe ao certo a data de sua origem). Enquanto passagem, os caminhos eram marcados, com diversos vestígios dos seus viajantes, sendo grande parte dos povos originários, que tanto nos orgulham.

Sabemos que hoje, quase a totalidade daqueles vestígios se perderam, seja por conta do surgimento e desenvolvimento das cidades, estradas e da produção agrícola. Portanto, nossa Rota Turística Caminhos do Peabiru não tem a pretensão de seguir à risca o mesmo caminho de nossos ancestrais, por isto a chamamos de “simbólica”. O que pretendemos é homenagear, resgatar e valorizar esta tão rica história de nosso Estado.

É claro que, colocando o tema em pauta, queremos incentivar as pesquisas acerca do tema e verificar novos vestígios. Assim como valorizar e levar desenvolvimento por meio da atividade turística àquelas comunidades indígenas, que assim o quiserem.

 

Contato

Para mais informações ou suporte no processo de adesão, entre em contato:


Secretaria de Estado do Planejamento

E-mail: sepl@sepl.pr.gov.br

Secretário de Estado do Planejamento

Guto Silva

Diretor Geral

Felipe Augusto Amadori Flessak

Coordenadora de Projetos Estruturantes

Cicemara Aparecida Daniel Cordeiro

Assessor Técnico

Aparecido Violi

Comunicação 
Jornalista

Adriano Justino 

Jurandir Ambonati 
Residentes Técnicos (as): 

Heloize Zentil da Silva Gonçalves
 

Secretaria de Estado do Turismo
E-mail: peabiru.setu@turismo.pr.gov.br

Secretário de Estado do Turismo

Marcio Nunes

Diretora Geral

Camila Luiza Cunha Bernardo Aragão

Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo

Diretora: Tatiana Nasser e Silva 

Coordenadoria de Gestão e Sustentabilidade do Turismo

Coordenadora: Anna Carolina Vargas de Faria

 

Equipe Técnica Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru:

Coordenadora do Programa: Anna Carolina Vargas de Faria

Chefe de Núcleo de Ponta Grossa: Luciane Rosas

Assessora: Daniela Oleinik

 

Residentes Técnicos (as): 

Anna Flávia Leprevost Bueno

Caroline Prochnau

Claudiane Horodenski Soares

Igor Linhares

João Carlos Dornelles

Rafaela Loezer

Raiana Sales

Sabrina Rodrigues

Estagiária: Mariana Kowalschuk

Logos