1° Seminário Paranaense de Trilhas 14/03/2024 - 14:00
Na sexta-feira (08), junto à Expo Turismo Paraná, aconteceu o 1° Seminário Paranaense de Trilhas que reuniu uma diversificada audiência, mais de 200 pessoas, composta por figuras do trade turístico, gestores de áreas naturais, jornalistas, autoridades, trilheiros e entusiastas pela natureza. O evento, com o propósito de elucidar e fortalecer o segmento, centrou-se na discussão sobre a identificação e ampliação da rede de trilhas junto aos diferentes setores econômicos no estado, visando a proteção do patrimônio natural e cultural, a promoção do bem-estar e saúde e o desenvolvimento regional sustentável e integrado. O seminário foi realizado pela Rede Trilhas no Paraná, com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas e do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Turismo, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), PTI/Itaipu, Pós Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, entre outros órgãos públicos e privados, contemplou uma ampla gama de temáticas e discussões. Desde aspectos históricos das trilhas até suas necessidades de infraestrutura e governança, tanto no Paraná quanto no Brasil, além de abordar novas estratégias de incentivo para o desenvolvimento dessas rotas em nível estadual e municipal. O seminário baseou-se no esforço crescente de pessoas e instituições no diagnóstico das trilhas disponíveis e potenciais no território paranaense, e revelou que o estado abriga 22 áreas com mais de mil quilômetros de trilhas. Anna Vargas, coordenadora de Gestão e Sustentabilidade, ressaltou a importância de trabalhar roteiros turísticos integrando regiões, posicionando a Secretaria de Estado do Turismo como protagonista nesse movimento, destacando entre eles os Caminhos do Peabiru.
Confira o que aconteceu na parte da manhã, em 08 de março de 2024 (Dia internacional da mulheres):
Mesa de abertura:
Rede Brasileira de Trilhas
Governo de Estado do Paraná
Secretaria de Turismo do Paraná
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
IAT – Instituto Água e Terra
PTI-BR – Parque Tecnológico Itaipu
ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Vídeo/Intro: Pedro de Castro da Cunha e Menezes, Diretor Dep.Áreas Protegidas - MMA
9h50 / 10h40 - Palestra: Como implantar uma trilha de longo curso. Hugo de Castro - Presidente da Rede Brasileira de Trilhas, coordenador Trilha Transmantiqueira, coautor do Caminho do Vale do Café e fundador e conselheiro da Trilha Transcarioca.
10h40 / 11h20 - Palestra: Governança como agente de interlocução regional. Camila Bassi - Turismóloga, Secretária Geral da Rede Brasileira de Trilhas, Gestora do Caminho da Fé e instrutora no SENAR.
11h30 / 11h45 - Painel: Desafios da Rede Trilhas no Paraná - experiências em campo. Sara Moraes, Assessora Técnica e Coordenadora de Atividades na ADETUR-PR Cataratas e Caminhos.
11h45 / 12h00 - Painel: Caminhos do Peabiru. Anna Carolina Vargas de Faria - Coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Secretaria de Turismo do Paraná
Confira o que aconteceu na parte da tarde (08);
Convite da Jackie Randle – President of World Trails Network; Trail Organization: Bruce Trail; para o Congresso Mundial de Trilhas em outubro, 2024.
Vídeo - O valor das Unidades de Conservação para a sociedade brasileira - @icmbio / MMA.
13h30 / 14h30 - Painel: O Paraná em Trilhas - diferentes modais e culturas possíveis.
Caiaque na Rota dos Pioneiros - Erick Caldas Xavier, biólogo, especialista em gerenciamento e auditoria ambiental.
Caminhada e Trekking - Getúlio Vogetta, montanhista, advogado, ativista pela natureza e diretor jurídico na Rede Brasileira de Trilhas.
Trilhas de MTB em UCs, uma estratégia de conservação - Cristhophe Saldanha Balmant, gestor de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu.
14h30 / 15h30 - Painel: Regionalização e Governança nas Trilhas.
- Caminhos do Iguaçu - Sara Moraes, Adetur Cataratas.
- Rota Caiçara - Patrícia Assis, Secretária de Cultura e Turismo de Morretes-PR.
- Caminho da Escarpa Devoniana - Guilherme Forbeck, Adetur Campos Gerais.
15h30 / 15h45 - Palestra: Panorama UCs do Paraná - Rafael Andreguetto, Diretor do Patrimônio Natual, IAT.
15h45 / 16h00 - Palestra: Rede Trilhas Santa Catarina - Adriana Nunes; IMA/SC; e Paulo Santi, chefe do Parque Nacional de São Joaquim - SC.
16h00 / 16h30 - A Carta do Pinhão, leitura para construção colaborativa desta carta de intenções da Rede Paranaense de Trilhas à Sociedade brasileira e autoridades competentes.
AGRADECEMOS imensamente a todos que participaram e apoiaram o 1° Seminário Paranaense de Trilhas.